Taxa de franquia: Diferenças de franquia, royalties e Fundo de Propaganda

Diferenças entre taxa de franquia, royalties e Fundo de Propaganda

Você está entrando ou quer adentrar no mundo das franquias, mas não entende muito bem sobre taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda?

Nós vamos te explicar a diferença entre taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda, para que você tenha clareza na hora de fazer os seus investimentos.


A taxa de franquia

Primeiro, vamos entender sobre a taxa de franquia.

 Taxa de franquia é um valor cobrado pela franqueadora, correspondente à concessão do uso da marca pelo franqueado, que começa a valer após a assinatura do contrato de adesão. Normalmente tem um valor fixo e único.

 A principal função da Taxa de Franquia é ajudar a custear os gastos que a rede teve no processo de prospecção e seleção da divulgação para obter um novo franqueado.

 Essa taxa faz parte do investimento inicial para abertura de qualquer empresa franqueada e deve estar discriminada na Circular de Oferta de Franquia (COF) – principal documento legal na relação entre franqueador e franqueado.

 De acordo com a Lei de Franquias, o COF deve fornecer “informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam”.

 É importante conhecer todos os benefícios que estão inclusos na taxa de franquias da empresa na qual você está pensando em se associar.

 

Agora, vamos falar sobre royalties…

Você sabe o que eles significam em uma franquia? Eles são as taxas mensais cobradas do franqueado para a utilização da marca e do know-how do franqueador até o final da vigência do contrato.

 Normalmente, esse valor é usado para cobrir as despesas do franqueador com diversas ações, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de vendas, entre outras.

 O cálculo da taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia – as de serviço, por exemplo, costumam cobrar 4 a 10% do faturamento bruto de cada franqueado.

 Outra forma comum de calcular o valor é mensalmente, com um determinado percentual sobre o lucro líquido. Para saber se os valores estão de acordo com o retorno, basta simulá-los por meio de mecanismos e técnicas de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa, com diferentes projeções de faturamento.

 

Fundo de propaganda: você já ouviu falar?

Esse valor, normalmente arrecadado mensalmente, é convertido em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos em geral. Assim como as demais taxas, a de propaganda também está prevista pela Lei das Franquias.

 Assim, ela tem como objetivo financiar todas as ações de marketing da franquia como um todo. Normalmente, a taxa de propaganda varia entre 2 a 5% do faturamento bruto de cada unidade, porém, também pode ser estabelecido um valor fixo mensal.

 É importante ressaltar que os franqueados têm o direito de conferir, no mínimo uma vez por ano, a prestação de contas de cada campanha publicitária realizada pela rede.

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