MÉDICOS E AS LIVES NAS REDES SOCIAIS
Durante o isolamento social, profissionais de todas as áreas encontraram na internet uma forma de divulgar os seus trabalhos e atrair mais vendas de produtos e serviços no principal meio de comunicação de massa atual: lives nas redes sociais.
Em um ano e meio de pandemia no Brasil, foram feitas inúmeras transmissões de lives nas redes sociais, uma ferramenta que tem o objetivo de aproximar o público do profissional, despertando o interesse em segmentos específicos.
Os médicos, por serem profissionais que estão ligados diretamente com a vida e o bem-estar das pessoas, seguem as normas previstas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no Código de Ética Médica (CEM).
Os trabalhadores da saúde não podem “vender” o serviço na internet em troca de reconhecimento profissional e nem por benefício financeiro.
O art. 111 do CEM proíbe a participação de médicos na divulgação do seu trabalho que não seja de “caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade” em qualquer meio de comunicação de massa.
Portanto, os profissionais são permitidos a fazerem e participarem de lives com a condição de ser somente de cunho informativo para a sociedade como um todo.
Sempre consulte o seu advogado de confiança especialista em Direito Médico para auxiliar nas questões judiciais.