Médico PJ: entenda qual melhor tipo societário para você
Existe uma tendência na área da saúde dos médicos de abrirem empresas para a prestação de serviços em hospitais públicos e privados.
No entanto, poucas pessoas sabem como abrir sua pessoa jurídica com menor custo e de forma legal.
Comumente conhecido como “médico PJ” é uma organização de uma pessoa jurídica para emitir faturas em locais terceirizados, como clínicas médicas e hospitais.
Nestes casos, não há necessidade de obter uma série de autorizações exigidas pela clínica médica, como alvará de funcionamento, vigilância sanitária, CNES, etc.
No entanto, o médico deve escolher uma das modalidades de empresa estipuladas na legislação brasileira no Código Civil. A decisão deve ser analisada com um contador, pelos reflexos fiscais, mas em conjunto com um advogado especialista que poderá esclarecer os prós e os contras de cada modalidade bem como moldar o contrato social de forma que garanta os interesses dos sócios.
Muitas são as formatações possíveis, como SOCIEDADE SIMPLES PUSA (SS), SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA (LTDA), SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA (LTDA) ou mesmo a SOCIEDADE SIMPLES UNIPESSOAL LIMITADA.
Se você está pretendendo abrir sua empresa médica, fale conosco! A BMF Advogados pode te dar todo suporte e te assessorar em todo procedimento. Entre em contato!
Você também pode gostar:
Saiba o que fazer quando for denunciado ao Conselho Regional de Medicina
PRINCIPAIS ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NO MOMENTO DE GERENCIAR SUA FRANQUIA