Franquia: Saiba tudo antes migrar seu negócio
Leia tudo o que você precisa saber antes de transformar seu negócio em uma franquia, saiba todos os processos e partes burocráticas
Se você está pensando em transformar seu negócio em uma rede de franquias, você deve ficar atento a algumas questões básicas como a parte burocrática e a parte da legislação federal.
Por isso aqui vão algumas dicas para você ficar atento:
Estabeleça um plano de negócio
Com um plano de negócio em mãos fica muito mais fácil na hora de colocar seu negócio de franquias em prática. Faça um plano detalhado pensando em todos os aspectos positivos e negativos que irá presenciar ao migrar para o negócio.
Se for preciso, conte com a ajuda de profissionais especializados como consultores jurídicos e advogados para estabelecer seu plano de negócio.
Providencie todos os documentos e certificados necessários
A parte burocrática de abrir uma franquia é um fator importante. Cumpra todos os prazos e envie todos os documentos e assinaturas necessários para cumprir a lei e as legislações vigentes.
O Programa Empreenda Fácil, do governo federal e estadual, pode ajudar na diminuição do tempo médio para que o prazo de aval de funcionamento seja reduzido.
Defina as estratégias
Traçar todas as estratégias principais para seu negócio é outro passo importante no começo.
Para isso faça pesquisas sobre o seu público-alvo, defina novos públicos a conquistar, faça pesquisas de opiniões e lance novas estratégias em cima disso.
Defina seu investimento e orçamento
Mais importante do que tudo, é preciso saber qual tipo de franquia será a sua, se ela será uma rede pequena, de médio ou grande porte.
Tenha noção através dos franqueados e franqueadores a respeito do valor médio para cada tipo de negócio de franquia.
Desvantagens do negócio
Risco pequeno porém realista
Mesmo com números animadores e resultados positivos em 90% do mercado no setor, o investimento em uma rede de franquias apresenta riscos, assim como qualquer outro tipo de negócio.
Logicamente, estes riscos podem se tornar mínimos ou zerados colocando em prática todos os processos devidamente encaixados para implementar um negócio.
Dependência de relação com os franqueados
Outra desvantagem é a necessidade constante de uma relação direta e conveniente com os franqueados da rede. Como investidores no negócio, eles também tendem a querer uma participação efetiva e real na empresa e alguns processos podem requerer o aval positivo por parte deles para serem implantados.
Divisão do lucro
Mesmo com o alto faturamento da sua empresa, ainda assim será necessário a divisão dos lucros e royalties referentes a parte de cada membro.
Assim, o lucro integral não consegue se concentrar nas mãos de apenas um investidor do negócio, tendo que ser dividido igualmente entre as partes de acordo com os valores impostos no contrato de parceria.
Vai abrir uma rede de franquias e não sabe por onde começar? Saiba mais sobre o assunto em nosso e-book sobre franquias, assim você terá mais segurança e informação a respeito do assunto ou acesse através do link.
Você também pode gostar:
Saiba o que fazer quando for denunciado ao Conselho Regional de Medicina
PRINCIPAIS ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NO MOMENTO DE GERENCIAR SUA FRANQUIA