Claramente você já se questionou sobre se sua empresa tem potencial de se tornar uma franquia, mas não sabe como colocar em prática e nem como “vender” seu case de sucesso.
Transformar uma empresa em franquia é um método estratégico de obter lucro com sua proposta de negócio, além de gerar giro de caixa imediato, através de taxas, receitas recorrentes através de royalties pagos mensalmente pelos franqueados, e muitas outras vantagens como fortalecimento da marca e maior poder de barganha na negociação com fornecedores.
A visão desse modelo de negócio é extremamente enriquecida visto que todos esses benefícios são retorno imediato das atitudes e estratégias tomadas por você na hora de expandir sua empresa.
Você já ouviu falar de análise de franqueabilidade?
Se não, é importante colocar a prática nos planos, pois sem essa visão analítica você não conseguirá fazer uma pesquisa de mercado adequada para obter o sucesso de sua futura franquia. É imprescindível a pesquisa de mercado antes de qualquer atitude.
Após essa análise de mercado, por onde devo começar?
Primeiramente, entenda que esse não é um processo curto e rápido. O processo chamado de formatação de franquia é extremamente complexo e todos os passos tomados devem ser avaliados minuciosamente para que não atinja a falência de sua empresa como um todo no processo de expansão.
Por isso, é recomendado que essa análise de franqueabilidade seja feita com responsabilidade e comprometimento.
Qual valor deve ser investido?
O valor do investimento depende de diversos fatores como: nível de gestão que se encontra a empresa, complexidade do negócio, necessidade de serviços de outros profissionais (nutricionista, arquiteto, etc.), conhecimento que já possui sobre franchising, entre outros.
Tenha em mente os gastos essenciais com serviços gerais para a abertura de sua franquia, como: serviços de advogado, arquiteto, e demais profissionais necessários para pontos específicos do trabalho. Tudo isso geralmente gira em torno de cinquenta mil reais, lembrando que isso é uma expectativa média de gasto.
Se você tem um negócio lucrativo e tem condições de contratar uma boa empresa de consultoria para auxiliá-lo no processo de formatação, não pense duas vezes em seguir este caminho. Agora se existe uma limitação de recursos financeiros, acompanhe projetos de franquias e aprenda como fazer esta transformação na sua empresa que pode fazer de você um novo milionário, trabalhando sério, alavancando os seus ganhos através da expansão da sua rede.
Leia também: TAXA DE FRANQUIA: DIFERENÇAS DE FRANQUIA, ROYALTIES E FUNDO DE PROPAGANDA
Nos siga no Instagram!