Direito médico para profissionais da saúde mental!
Cuidar da mente é primordial em todas as profissões. Essa atenção também inclui o profissional da saúde que tanto se dedica em tratar de pacientes em diferentes situações, os ajudando a passarem por elas até que melhorem e voltem às suas rotinas saudáveis novamente.
Uma atenção que deve ser contínua, pois entre um atendimento e outro, nas diversas ocorrências que surgem de emergência e urgência, durante as jornadas nos plantões, resultam em dias mais tensos que se não der uma atenção para o emocional e psicológico, esse profissional pode também desencadear ansiedade, ter dificuldade para dormir bem, não se alimentar adequadamente podendo levar até mesmo a um quadro de depressão.
A Campanha do Janeiro Branco tem como finalidade conscientizar a sociedade da importância do cuidado que cada um deve ter na saúde mental e emocional. A Síndrome de Burnout, conhecida também como Síndrome do Esgotamento Profissional desencadeada em ambientes com alta demanda de trabalho é um exemplo de como o profissional deve se atentar a não prejudicar a sua saúde no trabalho gerando estresse, enxaqueca, sensação de falta de energia para realizar suas atividades, entre outros sintomas sérios.
Na área da saúde o esgotamento físico e psicológico acompanha os profissionais constantemente. A alta demanda nos atendimentos por falta de mais profissionais, falta de recursos para realizarem um bom atendimento como também de medicamentos tornam o dia a dia dos médicos mais difíceis por ficarem em situações limitadas durante cada atendimento.
Incluindo também o psicólogo e psiquiatra que cuidam da saúde mental de seus pacientes e que também devem se atentar em como anda a própria saúde mental. Pois, eles cuidam de pessoas e também precisam da mesma atenção para eles como um meio de prevenir futuros sintomas que podem surgir devido às demandas durante um atendimento e outro.
Essa classe de profissionais tão importante quanto as demais, precisa de cuidados que podem ser promovidos pela própria gestão da instituição que eles exercem a profissão como promover uma ambiente mais organizado e com a devidas higiene para que realizam um trabalho com qualidade, boa temperatura no local que realizam atendimento, incentivarem alimentação saudável, entre outros meios que colaboram com a saúde desses profissional.
Outras práticas também são essenciais como oferecer um atendimento psicológico para eles expressarem suas experiências nos atendimentos que realizam e, assim, terem um auxílio emocional e psicológico que ajuda no dia a dia tornando o trabalho deles mais leve, além de sentirem que fazem parte de um ambiente de trabalho humanizado.
Outros cuidados também envolvem a área jurídica, tendo apoio profissional como de advogados que além de atenderem médicos também são especialistas em orientar os demais profissionais da área da saúde.
Deseja receber mais atualizações exclusivas do mundo do direito? Acompanhe nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram!
Leia Também: “Perícia médica: entenda o que diz o código de ética médico”