Como abrir uma franquia?
Ao desejar abrir o seu próprio negócio a opção por uma franquia pode favorecer o futuro empreendedor, por investir em um empreendimento que já se encontra firme no mercado com uma credibilidade já conquistada e sua marca conhecida pelo público alvo.
Vantagens que contam muito quando comparadas a uma empresa que na fase inicial terá que construir passo a passo essa jornada de tornar a marca conhecida no mercado, conquistar a credibilidade do público alvo, acertar na equipe de marketing, estudar o segmento do serviço ou produto que irá oferecer, entre outras etapas que referindo a uma franquia, o investimento é mais assertivo, por ela já ter realizado todo esse procedimento apresentando resultados dentro de um prazo para o empreendedor.
Entretanto, como em qualquer investimento, o futuro empreendedor deve estudar bem a franquia desejada para saber se aquele tipo de negócio está de acordo com o seu perfil de investimento. Isso inclui o valor em dinheiro que esse futuro empreendedor tem para usar, pois até chegar o momento do estabelecimento começar a lucrar e, assim, dar retorno do investimento feito, o futuro empreendedor terá gastos.
Outro fator importante a ser analisado é o segmento da franquia com o perfil do empreendedor. Pois, ao investir em um negócio próprio, mesmo que o franqueador realize os treinamentos aos futuros colaboradores que farão parte daquela franquia, há necessidade do franqueado se identificar com aquele segmento como também os serviços ou produtos prestados aos clientes. Pois, toda empresa requer dedicação, perseverança, análise nos índices financeiros, esforços que se identificando com aquele tipo de mercado torna esse trajeto mais fácil para o futuro empreendedor por ele gostar de trabalhar naquele modelo de negócio.
A Circular de Oferta de Franquia conhecida também como COF é um importante documento que deve ser atentamente lido e entendido pelo futuro franqueado. Pois, qualquer falha por parte do futuro empreendedor no cumprimento das regras ou até mesmo por parte do franqueador acarreta desentendimentos que geram problemas para ambos podendo se estender até mesmo em processos judiciais.
Entre as informações descritas no COF constam os deveres e obrigações do franqueador e franqueado. Todas as explicações devem ser de forma fácil de entender sobre os serviços que devem ser realizados pelo futuro franqueado como também esclarecer de forma bem minuciosa sobre a franquia, o financeiro a ser investido incluindo também as taxas, apoio com suporte, entre outras regras muito importantes.
Deseja saber mais detalhes sobre as normas para abrir uma franquia? Baixe o nosso e-book com informações exclusivas sobre esse tema agora mesmo! Clique aqui.
Deseja receber mais atualizações exclusivas do mundo do direito? Acompanhe nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram!
Leia Também: “DIREITOS TRABALHISTAS PARA MÉDICOS PLANTONISTAS“