5 DICAS PARA ABRIR UM CONSULTÓRIO
É muito comum que profissionais que concluem a residência, queiram ter mais flexibilidade e autonomia abrindo seu próprio consultório.
No entanto, em um mercado tão qualificado e concorrido, não basta ser um bom médico, é necessário ser um bom administrador e saber planejar e estruturar seu local.
Separamos 5 dicas importantes que devem ser consideradas pelos médicos na hora de tomar essa importante decisão. Confira!
– Faça um bom gerenciamento de custos. Uma boa administração é primordial e qualquer erro nesse processo pode causar grandes problemas.
– Conheça as exigências legais e sanitárias. Abrir um ponto físico requer uma série de autorizações, como: corpo de bombeiros, vigilância sanitária e outros órgãos da prefeitura. Essa documentação pode ser trabalhosa, mas é totalmente necessária.
– Escolha o imóvel com atenção e considere todos os fatores relevantes. Além de oferecer um espaço que se encaixe na estrutura de seu futuro consultório, o local precisa ter boas condições físicas, estar bem regulamentado e oferecer acessibilidade de acesso para deficientes e idosos.
– Escolha com cuidado a categoria de sua clínica médica. Atualmente, existem mais de 54 categorias variadas que direcionam o foco e público da clínica. Análise seu objetivo profissional e sua especialidade para fazer a escolha correta.
-Consultar a Resolução CFM 1980/2011, que fixa regras para as empresas médicas, como cadastro, o registro e a necessidade de responsabilidade técnica.
Além disso, esteja atento às normas legais que um consultório médico precisa obedecer.
Fique atento! Esclareça suas dúvidas com a ajuda de um especialista.
Leia também: O médico pode publicar as imagens de antes e depois dos pacientes?