Cuidados antes de assinar o contrato de franquia
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem mais de 125 mil unidades franqueadas em operação. Com esse crescimento acelerado desde modelo de negócios é necessário se atentar a cada detalhe antes de efetivar a compra.
Confira abaixo os pontos mais importantes na hora de analisar o contrato:
-O contrato de franqueado e franqueador não é vitalício. Por isso, é de extrema importância se atentar as datas do contrato, por exemplo, se o retorno do capital é estimado que ocorra no prazo de 5 anos, não deve se assinar um contrato com duração inferior ao prazo para lucro da franquia.
-Ocorrem muitos casos em que a falta de atenção no momento de assinar as cláusulas que definem os direitos e deveres de cada um. Como Treinamentos, regras, pagamentos de taxas, padrões, punições, negociações e até saída do negócio são pontos que devem estar bem especificados.
-Imagine que um ano depois de você inaugurar sua unidade outro franqueado abrir uma loja igual na esquina? Por mais absurdo e “antiético” que pareça isso acaba ocorrendo, é preciso constar no contrato contrato se o franqueado tem exclusividade sobre aquele território em detalhes.
-Tenha o acompanhamento de um advogado especializado, para orientá-lo e sanar todas as dúvidas que surgiram nesta etapa de contratação, pois é a etapa determinante para a prosperidade do seu negócio.
É importante ressaltar que toda relação de franquia deve constar no contrato para sua efetiva validação.
Leia também: 5 FRANQUIAS MAIS PROCURADAS