Prova de admissão para ser franqueado, isso existe?
Para o franqueado, a abertura de uma franquia exige uma série de ações burocráticas, como a apresentação de documentos como CPF, RG, comprovante de residência, dados bancários, declaração de imposto de renda e a declaração positiva dos órgãos de proteção ao crédito, a fim de conferir se você está apto a começar a sua franquia.
Além desses documentos pessoais, existem outros que precisam ser apresentados para que a negociação entre fraqueado e franqueador seja válido do ponto de vista legal, como o Contrato de Franquia, o registro na junta comercial e a Circular de Oferta da Franquia. Esse documento é um dos mais importantes para o fechamento de um acordo entre franqueado e franqueador, já que ele apresenta dados relevantes sobre a empresa, o modelo de franquia que deverá ser seguido e explica como será a relação entre a franquia e a franqueadora.
Embora esses documentos na maioria das vezes sejam suficientes para abrir uma franquia, existem casos em que a franqueadora pode solicitar documentos extras e experiência no ramo de atuação da marca. Essas exigências podem ser feitas com o objetivo de agregar valor ao negócio e proporcionar um padrão de qualidade maior no serviço, podendo conceder até descontos para os franqueados que tenham formação na área.
Para avaliar se o empreendedor tem o perfil desejado para ter uma franquia da marca, é importante que haja um processo de recrutamento para selecionar aqueles candidatos que têm mais chance de se transformarem em bons franqueados. Por conta disso, é interessante que haja uma entrevista para conhecer melhor cada candidato e fazer uma apresentação inicial do negócio, para que os possíveis franqueados possam avaliar se esse é o investimento certo para ele.
Além disso, é necessário fazer a análise das informações apresentadas pelo candidato, para comprovar se as informações estão corretas e, dependendo da empresa, existe a possibilidade de aplicarem alguns testes.
Outro recurso que pode ser utilizado durante o processo de seleção de franqueados é o “Test drive”, que consiste em um período no qual o candidato trabalha como gerente para entender como funciona a empresa. Esse é um momento muito importante para o empreendedor, já que ele vai ter a oportunidade de aprender na prática como funciona o negócio em que ele pretende investir e ganhar experiência para gerenciar a sua futura franquia, além de ser uma forma de avaliar se o empreendedor tem o perfil que a franqueadora deseja ter em seu quadro de franqueados.
Deseja receber mais atualizações exclusivas do mundo do direito? Acompanhe nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram!
Leia Também: “Perícia médica: entenda o que diz o código de ética médico”