Paciente reclamou de algum procedimento? O que fazer?

O que fazer quando um paciente reclama de algum procedimento? 

Um atendimento personalizado com foco na qualidade e satisfação dos pacientes é um trabalho bem abrangente por envolver desde um contato realizado por telefone ou pessoalmente na recepção, com o paciente entrando em contato com a clínica ou consultório, para marcar uma consulta ou obter uma informação até o atendimento com o próprio médico no seu consultório. 

Todo esse procedimento deve sempre ser bem planejado pela clínica ou pelo médico responsável pelo consultório, por ser muito importante que cada etapa seja realizada com muita atenção tendo a cordialidade que os pacientes buscam e precisam para se sentir satisfeito e voltar para novas consultas. 

Ter uma boa estrutura durante o atendimento evita insatisfação do paciente que pode realizar reclamações que dependendo de como ele decide fazê-la pode prejudicar a clínica ou o consultório médico, por exemplo, as redes sociais. 

Agora, quando a insatisfação do paciente está em algum procedimento feito pelo médico que o atendeu é muito importante que esse profissional seja a pessoa que venha manter o contato direto com o paciente durante todo o tempo até que tudo venha ser esclarecido e solucionado.

Por isso, a importância de ser sempre bem atencioso nos cuidados médicos, por exemplo, após realizar um procedimento cirúrgico e ter feito toda a etapa pós cirurgia como a retirada dos pontos e avaliar o que foi realizado com os pacientes recebendo alta, o médico pode marcar um nova consulta com a intenção de saber se o paciente passa bem.   

Vale a pena ressaltar que durante um atendimento médico se o paciente apresentar insatisfação sempre é bom ouvi-lo como também realizar uma ligação para ele ou até mesmo enviar uma mensagem por e-mail, por exemplo, para mostrar atenção por parte do médico e da clínica ou consultório. Outra forma de manter a qualidade no atendimento e evitar constrangimentos é solicitar que o paciente participe de forma rápida e simples de uma pesquisa de satisfação. 

Agora, ao avaliar que a reclamação do paciente é improcedente é importante entender o que gerou esse descontentamento que pode ser em ele querer um determinado benefício ou até mesmo a realização de um procedimento que não foi dito que a clínica ou consultório faria. 

Outra situação que também pode surgir é do paciente não ficar satisfeito com o resultado do procedimento feito. Esses casos também requer que o próprio profissional informe ao paciente os direitos que ele tem e não outro profissional da clínica ou consultório, pois o paciente tendo da parte do médico essas informações compreenderá o posicionamento profissional no qual se encontra e, assim, poderá permanecer tendo contato com esse profissional.   

Deseja receber mais atualizações exclusivas do mundo do direito? Acompanhe nossas redes sociais. Siga-nos no Instagram! 

Leia Também: “Perícia médica: entenda o que diz o código de ética médico”

Endereço fiscal:
Rua Raul de Souza Campos, 205
Parque Itália, Campinas/SP
CEP 13036-215