Por que as regras para publicidade médica existem?
Com um mercado cada vez mais competitivo e diante de consumidores mais exigentes, realizar uma boa publicidade, independente da área de atuação é uma excelente estratégia, cenário que também vale para a área médica.
Entretanto, para médicos e clínicas médicas realizarem publicidade médica, é necessário seguir uma série de normas estabelecidas pelo Código de Ética Médica.
Vale ressaltar que, em tese, a medicina visa o bem-estar do ser humano. Por isso, é proibido promoções que visem autopromoção, concorrência desleal, sensacionalismo e comercialização da medicina. Porém, tem que avaliar também o lado empresarial, entendendo que todo médico, seja ele pessoa física ou jurídica, tem uma atividade comercial.
Por isso, a prioridade da publicidade médica é trazer conteúdos que informem e eduquem, tomando todos os cuidados para não ferir a ética médica.
Médicos e redes sociais
A popularização da internet e a modernização dos aparelhos de celulares agregaram grandes inovações nos dias atuais. O ambiente digital proporcionou uma democratização do acesso ao público, sendo mais acessível tanto em termos financeiros quanto em situações práticas de criação de conteúdo.
Na prática, a publicidade médica tem regras muito importantes. Um exemplo são os anúncios de técnicas que não possuem validação científica. O CFM veda, ainda, a utilização de fotos no estilo “antes e depois” de pacientes como forma de divulgar técnicas, métodos ou resultados de procedimentos; por entender que esse tipo de material pode provocar a garantia de resultado além de atribuir à prática médica características sensacionalistas, promocionais e de cunho inverídico. Isso porque, para a Medicina, não há garantias de resultados iguais — pois considera-se que cada indivíduo é único e seu organismo pode reagir de maneiras variadas aos procedimentos.
Assim, é necessário compreender que, por se tratar da área da saúde, estamos lidando com questões delicadas e que impactam diretamente a vida das pessoas.
Não estamos falando de informações sobre um simples produto ou serviço que desejamos vender para um cliente.
Aliás, quando falamos sobre saúde, podemos nos referir ao nosso público-alvo não como clientes, mas sim como pacientes que estão em busca de saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Justamente por isso, é necessário ter uma preocupação muito maior com o que é divulgado por ações publicitárias.
O Código de Ética Médica determina que a publicidade médica deve ser socialmente responsável e verdadeira, respeitando as particularidades e intimidades do indivíduo.
Em nenhuma circunstância, a publicidade médica deve visar o lucro, mas sim a informação, já que a prática não deve ser exercida como comércio, sendo que a prestação de serviços deve ser o único objetivo da publicidade.
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